segunda-feira, 27 de junho de 2011

Que tal um cineminha?

Pouco a pouco, as luzes se apagam. Um breve instante de silêncio e nada mais importa.

A vida real, com seus problemas e necessidades, é deixada para segundo plano. Tudo o que é preciso saber virá da tela iluminada. Uma nova história vai começar.

Uma nova história, com personagens e personalidades muito diferentes ou muito parecidos com a gente. Foi no final do século XIX que o cinema deu os seus primeiros passos. No compasso acelerado da Revolução Industrial, o cinema começou a criar um novo imaginário na sociedade. E a mulher também muda: pouco a pouco, ela conquista maior liberdade, autoconfiança e até poder político.

Os primeiros filmes causavam espanto, despertavam curiosidade. Foi o francês George Méliès que introduziu as primeiras mudanças nesse cenário. Com sua alma de teatro, ele começou a contar histórias. Olha que legal esse filme, feito por ele!




Mas foi Hollywood que trouxe fascínio e encanto. A “usina dos sonhos” alimentou o imaginário de pessoas de todo o mundo, principalmente das mulheres. Hollywood impôs seus temas, seus universos, seus heróis. Difundiu culturas e referências. Desde o início do século, suas estrelas brilharam. O star-system trouxe Mary Pickford, Greta garbo, Elizabeth Taylor, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Grace Kelly, Rita Hayworth. Beleza e atitude estabelecem a linha a ser seguida, de forma consciente ou não, pelas mulheres ao redor do mundo.

A importância do figurino, em qualquer ficção, é imensa. A vestimenta de um personagem, seus acessórios, penteado, maquiagem, são fundamentais para criar a personalidade dele. Através desses elementos podemos, antes mesmo de conhecer a história, começar a descobrir preferências e comportamento. Um jeito de arrumar o cabelo, a mania de limpar os sapatos, uma maquiagem forte: indícios do que está por vir!

A magia que o cinema empresta à vida real é capaz de encantar e despertar desejos. Inclusive os nossos desejos, em pleno século XXI! Durante essa semana, você acompanha aqui no blog algumas histórias e figurinos inesquecíveis das grandes produções de Hollywood. Fiquem ligados!




[continua!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...