quarta-feira, 29 de junho de 2011

As ingênuas chiques

A beleza delicada dessas estrelas

O cinema da década de 1950 foi marcado por dois estilos de beleza: o das ingênuas chiques, representado por Grace Kelly e Audrey Hepburn e o estilo sensual fatal, como o das pin-ups americanas e o da atriz Marilyn Monroe. Principalmente nesta década, a gente deve destacar o trabalho da figurinista Edith Head, que, ao longo de toda a sua carreira, trabalhou em mais de 400 filmes, recebendo mais de 30 indicações ao Oscar e ganhando o prêmio oito vezes.

Mas vamos por partes. O assunto de hoje são as ingênuas chiques. Enjoy! ;)

Audrey Hepburn: do beat ao clássico
Ela é sinônimo de elegância. Em Sabrina (1954), vive a própria história da Cinderela. E é com um vestido magnífico, criado por Givenchy, que ela dança com seu príncipe, no baile. Branco, estampado com grandes flores; um tomara-que-caia com a cintura marcada e a saia bem ampla, com uma cauda longa. Outra peça legal é o imortal “little black dress”.



Cinderela em Paris (1957) fez Audrey viver uma balconista de livraria, interessada por ideias intelectuais e filosóficas – legítima representante do estilo beatnik . Jo Stockton (Audrey Hepburn) e Dick Avery (Fred Astaire) vivem um grande romance: ele, um fotógrafo renomado, e ela, a balconista que vira modelo conhecida mundialmente. No figurino, mais uma participação de Edith Head e Givenchy. Destaque para a clássica cena de Audrey com o vestido e a echarpe vermelhos, descendo as escadas em frente à Victoria de Samotracia, no Louvre.


E o filme ainda nos aconselha: Dream Pink! Não é para sonhar mesmo?


Bonequinha de Luxo (1961) veio, então, para imortalizar a figura da atriz como referência em elegância e beleza. A jovem, apaixonada pelas preciosidades da Tiffany, desfila com seu corpo esguio por entre as ruas. Givenchy e Head, mais uma vez, emprestando estilo à personagem e à própria Audrey. E em 2011, o clássico filme fez 50 anos! Leia mais aqui

Imagina só!
As jóias da Tiffany & Co. roubaram a cena em 24 filmes, incluindo Bonequinha de Luxo. O primeiro diamante a reluzir na tela foi em Os Homens Preferem as Loiras (1953), sobre o qual a gente ainda vai falar aqui! Mais recentemente, as peças estrelaram Guerra das Noivas (2009), com Kate Hudson e Anne Hathaway. E adivinha só! Até no desenho do Shrek 2 a Tiffany fez uma ponta, dando mais glamour à Fiona! E mais um detalhe: pela primeira vez, a marca lança um editorial de moda produzido no Brasil! Veja as fotos aqui.


Grace Kelly, pérolas e olhos azuis 
Os cabelos claros, os olhos azuis, os lábios vermelhos e os vestidos, sempre luxuosos. As peças de roupa de Grace Kelly exemplificam tudo aquilo que era a grande tendência na década de 1950: além dos vestidos, a camisola longa e os tailleurs completam uma verdadeira galeria de sofisticação. Grace ainda eternizou a clássica combinação do vestido preto e o colar de pérolas.

Em Janela Indiscreta (1955), Grace Kelly vive Lisa Carol Fremont, uma mulher ocupada, cheia de compromissos no mundo da moda. O jornalista L. B. Jeffries (James Stewart), seu grande amor, costumava dizer que ela tinha a cidade na palma da mão. Adepta dos trajes clássicos do New Look, costumava dizer que “nunca repetia um vestido”. O New Look se faz presente e marcante: com cintura bem marcada, os vestidos da socialite eram amplos e volumosos embaixo. A peça que usa em uma das visitas que faz a Jeff retrata com clareza a tendência: o antológico vestido preto e branco torna-se peça cobiçada entre as mulheres. O grande decote, a cintura delineada e a ampla “nuvem” de chiffon conferem-lhe elegância a cada cena. As luvas brancas complementam a aparência, dando mais um toque de estilo.

E é impossível não destacar seu vestido de casamento: objeto de imitação e desejo em toda a face da Terra! E diga-se de passagem, inspiração para kate Middleton!



Vale a pena!
A exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco está incrível! Quem ainda não teve a oportunidade de ir, pode aproveitar a chance até o dia 10 de julho. Veja mais fotos aqui.

[continua!]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...