sábado, 2 de julho de 2011

Grandes marcas marcando presença nas telonas

A partir dos anos 90, o que vemos é uma moda bastante eclética vinda do cinema.

Vários estilos convivendo nas ruas, nas telas, nas lojas. Nessa década, muitas foram as histórias que trouxeram seus personagens vivendo no mundo da moda, totalmente influenciados por ela e – por que não? – influenciando aos espectadores.

O computador portátil que foi o sonho das adolescentes 
As Patricinhas de Beverly Hills (1995) contava a história de Cher (Alicia Silverstone) e suas amigas, apaixonadas por fazer compras. O estilo das amigas foi imitado por grande parte das adolescentes. Todas desejavam ter o computador portátil de Cher para ajudar na hora da escolha das roupas. As peças usadas pelas amigas eram exageradas, mas inspiravam qualquer garota.

O glamour de um filme de época
Contando a história da célebre rainha francesa, que teve a vida imersa em regras de etiqueta e fofocas, Maria Antonieta (2006), de Sofia Coppola, merece destaque pela precisão dos detalhes e incrível beleza. Todo em tons pasteis, o filme apresenta o luxo e a elegância da família real de Versailles. A figurinista Milena Canonero inclusive ganhou o Oscar de melhor figurino por este trabalho.

Em meio aos chapéus exóticos e aos vestidos ricamente ornados, a rainha esbanja criatividade (tanto na vida real, quanto no filme!). A figurinista trouxe para a produção artigos de grandes nomes da modaKarl Lagerfeld, John Galliano e Fendi. As jóias são de Victorie de Castellane, da Dior. É impossível resistir ao encanto!



Ao mesmo tempo em que cria a atmosfera de um passado distante, sem medo de errar, Sofia Coppola introduz elementos “estranhos” à cena: de repente, entre os sapatos maravilhosos da rainha, eis que surge um All Star azul. Um toque de descontração!

Luxo e sofisticação
Gastar um milhão de dólares em figurino não é pouca coisa. A figurinista e estilista norte-americana Patrícia Field criou em O Diabo Veste Prada (2006) uma verdadeira vitrine das mais famosas e poderosas marcas do mundo fashion. Donna Karan, Valentino, Prada, Maison Chanel, Dolce & Gabanna, Calvin Klein estiveram presentes, vestindo todo o elenco. O filme retrata o universo da moda e apresenta aquilo que mais desperta desejo nas mulheres do século XXI: roupas de grandes estilistas, com luxo e sofisticação.



Sex and the City (2008) e Sex and the City 2 (2010) funcionam quase da mesma forma. O figurino também foi criado por Patricia Field (que já era responsável desde a série) e trouxe grandes marcas e nomes da Alta Costura. Sex and the City apresenta uma realidade comum às mulheres: amores mal resolvidos, problemas com os filhos, almoços com as amigas, dilemas e alegrias de uma vida comum. Isso aproxima os espectadores: cria uma identificação. Mas o figurino faz lembrar que aquilo é ficção: quando quatro mulheres vão andar pelo deserto de Abu Dhabi com sapatos de mais de dez mil reais e vestidos longos e esvoaçantes?


A magia do cinema sempre encantou e vai continuar encantando todos nós. Durante esses dias, acompanhamos algumas histórias que marcaram época e lançaram tendências. Gostaram?

É lógico que muita coisa ficou de fora. É impossível falar de tudo! Mas fiquem tranqüilos, sempre voltaremos a falar do assunto. Mais uma dica legal: ficou com vontade de ver como você ficaria se vivesse em décadas passadas? O site yearbook yourself permite que você faça montagens muito legais, encaixando uma foto sua nos diferentes estilos de cada época. Passa lá depois, é certeza de diversão! 

Fica a dica!
Filmes que você ouvir falar durante a semana e não pode perder!

Rita Hayworth: Gilda (1946)
Audrey Hepburn: Sabrina (1954), Cinderela em Paris (1957) e o clássico Bonequinha de Luxo (1961)
Grace Kelly: Janela Indiscreta (1955)
Brigitte Bardot: E Deus criou a mulher (1956)
Marylin Monroe: A Malvada (1950), Os Homens Preferem as Loiras (1953), O Pecado Mora ao Lado (1955)



Para ler todos os posts desse especial, clique em:
Que tal um cineminha?
Criando estrelas
As ingênuas chiques
As arrebatadoras
A juventude mostra a que veio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...