terça-feira, 16 de abril de 2013

Mostra de inverno 2013: segundo dia de tendências


Muitos desfiles, muitas ideias ;)

Na última quarta-feira, 10 de abril, aconteceu a segunda etapa da Mostra de Inverno 2013. Neste dia, nove marcas e duas turmas da faculdade Estácio de Sá apresentaram suas apostas para o próximo outono/inverno. Separamos aqui o que mais chamou nossa atenção. Quando a gente assiste a vários desfiles assim, em nossa cabeça começam a surgir conexões e então tudo faz sentido. Neste texto apresentamos uma abordagem subjetiva, com os detalhes e as tendências observadas.


● estampas
animal print vem agora acompanhado por uma explosão de cores. Seja na própria estampa com o fundo colorido, seja na combinação com outras peças de cores fortes. As maxi estampas no look total, como foi observado no desfile da Hill Store, também vem com tudo! Coloridas ou em preto e branco, o importante é que a padronagem seja bonita ;) As listras em P&B, claro, também apareceram. No desfile da Hill, vieram acompanhadas com um tom de azul bic bem forte e no da Le lis Blanc vieram com cetim vermelho. Nada melhor do que um bom complemento assim, né? Outras estampas que chamaram a atenção foram o pied-de-poule e o estilo Paisley (sabe qual é? Também chamada de cashmere, é aquela estampa em forma de gotas, que surgiu na região entre Índia, China e Paquistão. O bacana é saber mais sobre esse desenho: era originalmente um carimbo, impresso em todos os produtos exportados de lá. Com a mão fechada, eles passavam tinta apenas na lateral externa e carimbavam. Fica o desenho certinho!)

Animal print para todos os gostos! | Fotos: Diego Casanovas

Maxi estampas: floral e a estética inspirada nos azulejos! | Fotos: Diego Casanovas

Listras + cor = aposta certa | Fotos: Diego Casanovas

Paisley e pied-de-poule | Fotos: Diego Casanovas
● texturas
O que pode ser percebido na passarela foi uma grande mistura de texturas. E isso é ótimo porque nos dá liberdade para experimentar diferentes combinações! Mas é importante ter bom senso e saber conjugar diferentes pesos e caimentos. Crochê e tecidos leves, renda e couro, camurça e tecidos finos! As transparências dos tules também foram exploradas, principalmente nos vestidos de noite. Muitos bordados completavam o visual sofisticado. Os visuais metalizados, com paetês cobre, dourado, dourado envelhecido trouxeram o luxo! As tachas foram usadas para a criação de desenhos, lembrando um visual com referências do Barroco, bastante ornado.

Misturas que permitem grandes variações nos looks | Fotos: Diego Casanovas

A transparência em diversas aplicações | Fotos: Diego Casanovas

O brilho dos paetês! | Fotos: Diego Casanovas

Fotos: Diego Casanovas

Fotos: Diego Casanovas
● modelagem
Casacos bem estruturados, variando no comprimento e no corte, acompanharam diversos tipos de estilo. Vestidos, saias e calças podem ser completados por eles. Pantalonas e leggings também puderam ser observadas, propondo diferentes silhuetas para o corpo feminino. Um detalhe a ser lembrado aqui é a forte tendência de calças com duas cores: na frente uma e atrás outra! Camisas são outro ponto forte, sobrepostas por casacos.

Casacos bem estruturados | Fotos: Diego Casanovas

A pantalona e a legging. Repara bem na lateral das calças: duas cores! | Fotos: Diego Casanovas

Camisas + casacos | Fotos: Diego Casanovas
● acessórios
Franjas! Nas bolsas e nos sapatos: pode apostar! Os acessórios trazem também a forte tendência do metalizado. O dourado aparece forte em várias combinações: seja com o preto - num visual mais sofisticado -, seja com a estampa de onça – luxo! -, seja com as cores fortes – vermelho pra causar impacto! Os crucifixos vão estar presentes em todos os detalhes, inclusive nos sapatos. 

Franjas nos sapatos ou nas bolsas | Fotos: Diego Casanovas

As diversas aplicações do metalizado | Fotos: Diego Casanovas

Crucifixo! | Fotos: Diego Casanovas
Além do dourado, o prata | Fotos: Diego Casanovas
Destaque!
Dentre tantas opções para o próximo inverno, selecionamos aqui a sequência de peças azul marinho e verde, apresentada pela Le lis Blanc. Coisa linda! Elegância, simplicidade e, ao mesmo tempo, looks únicos. Tons mais escuros em um corte perfeito e combinados com belos acessórios.


Fotos: Diego Casanovas
Estácio de Sá: espaço para a reflexão
Para fechar a noite, dois desfiles de peças criadas por alunos da Faculdade Estácio de Sá. Propondo temas ousados, foi uma experiência bacana de experimentação, acima de tudo! Claros obscuros: cinema expressionista alemão trouxe o universo do gabinete do Dr. Caligari hehehe! Preto, branco, cinza e vermelho invadiram a passarela, com modelagens e cortes experimentais, que fugiam do óbvio.

Fotos: Diego Casanovas

O segundo desfile, Prontos para a guerra, recuperou e, o mais importante, desconstruiu o estilo em voga nos anos 1940. Trouxe o que era moda nos anos da guerra: o “duas peças”, a influência militar, os cabelos presos, os chapéus e boinas, mas acrescentou elementos contemporâneos. Investindo no preto, cinza, verde e na estampa militar, apresentou sobretudos muito bonitos e uma proposta bacana de crítica à guerra também. O mais legal dos dois desfiles é que houve a criação de um contexto. No fundo da passarela, eram exibidas várias imagens referentes ao tema desfilado. A gente sente falta de detalhes como esse, capazes de nos fazer entrar no universo narrado pela marca. Demonstra o trabalho de pesquisa e criação!

Fotos: Diego Casanovas

Contestação! | Fotos: Diego Casanovas
Depois de tantas ideias, agora é hora de selecionar aquilo que mais combina com o nosso estilo e apostar nas tendências que gostamos. No mais, venha logo inverno! ;)

Leia também Mostra de Inverno 2013: abrindo os caminhos para o inverno!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...