quinta-feira, 19 de abril de 2012

Novos usos para velhos conhecidos

Criatividade para resolver problemas

Em tempos de consumo excessivo gerando resíduos infinitos, chega a hora de repensar velhos hábitos. Para se ter uma ideia desse acúmulo de lixo infindável, é bacana ver documentários como Lixo Extraordinário ou Estamira. Todos dois, o primeiro de forma mais leve, nos colocam frente a uma necessidade urgente de mudança de hábito.

No entanto, enquanto vivemos bombardeados por mensagens que incentivam a renovação constante de eletrodomésticos, móveis, roupas, aparecem pessoas que pensam em novas possibilidades. Assim, vemos várias iniciativas bacanas, que incentivam um consumo sustentável e consciente. Surge a reciclagem, o ecodesign e uma crescente valorização por aquilo que, até pouco tempo atrás, seria apenas lixo. A gente já falou um pouco sobre iniciativas como essa há algum tempo, quando estivemos presente em um evento da UFJF, lembra?

Reciclagem e upcycling: o que é o quê?
A palavra reciclagem já faz parte da nossa rotina. O prefixo “re” significa repetir e o sufixo “ciclar” vem de ciclo. Reciclar nada mais é do que criar um novo ciclo para alguma coisa. Mas e upcycling? ? "Up" traduzido para português significa “para cima” e pode ser entendido também como “valorizar”. Ou seja: upcyling quer dizer valorizar o ciclo. Todos aqueles produtos que não têm mais uso e só teriam como destino o lixo podem se tornar novos através do processo de upcycling. O objetivo é transformar aquilo que está no fim da vida útil em algo novo, valorizado e sem passar por uma reciclagem, afinal o material é usado como ele é.

Em Berlim, tem loja bacana com esse conceito. Vale citar também o trabalho do designer holandês Patrik Shurr. Dá uma olhada nesse armário revestido com mais de 900 fitas cassetes: 

Quero um pro quarto DJÁ!


Criatividade para fazer bonito
Em Juiz de Fora, vemos iniciativas muito bacanas nesse sentido. Começamos falando da Maria Buzina, que há dez anos produz bolsas a partir de lona de caminhão. Inusitado? A criadora e designer da marca, Gabi Gonçalves, explica que a lona utilizada remete ao avô e ao bisavô dela, que eram caminhoneiros. "Meu avô Nequinha tinha marcas de queimadura no corpo por causa de um acidente em que o caminhão pegou fogo. As marcas da lona de caminhão remetem a essas marcas, que contam histórias das estradas.” Lembra que a gente falou que por trás de tudo sempre tem história bacana? ;)

Gabi destaca a criatividade necessária para trabalhar com um material que é visto como algo para se jogar fora: “estamos trabalhando uma forma de educar as pessoas, para que elas entendam que a reutilização é saudável e ecologicamente correta. Hoje, um produto se firma no mercado por conta de seu diferencial. E é isso que tentamos buscar”.

Outra ideia bem bacana que pode ser encontrada na cidade é a Mr. Fly, que existe há um ano. A marca cria camisetas feitas com malha que utiliza garrafas pet em sua composição. A ideia surgiu quando Anna Lopes, diretora geral da empresa, ainda estava cursando a faculdade de Administração de Empresas e queria fazer algo que contribuísse para o meio ambiente. Mas como funciona esse processo de usar garrafas pet?


Anna explica que para cada camisa produzida são utilizada duas garrafas pet, em média. A malha pet economiza 15% de energia se comparada à malha 100% algodão e ainda existem outros benefícios como a diminuição do gasto de água durante a produção, a redução da emissão de CO², a geração de empregos com a coleta de garrafas. Muita coisa boa, né? Mas Anna destaca que ainda existe preconceito, principalmente com relação à qualidade do material. “Acreditamos que à medida que as pessoas conhecerem melhor esses materiais, o uso será maior e o preço diminuirá”, explica.

Um outro projeto bacana surgiu como desdobramento do projeto "A Gente Transforma Parque Santo Antônio com Suvinil Ao Vivo" (já mostramos o vídeo aqui!). Durante as oficinas realizadas, mulheres da comunidade criaram uma linha de bolsas e acessórios feitos com toalhas de plástico. Assim nascia a Içá bolsas e acessórios. Uma beleza, né?



As iniciativas ao redor do mundo
Separamos outras coisas inacreditáveis e bem legais pra vocês verem \o/

Bolsa feita com saco de cimento | anéis de lata | fita VHS


Bolsas feitas com cinto de segurança


Bolsas feitas a partir de lixo eletrônico: disquetes | peças de computador | teclado

Jóias feitas com lixo eletrônico

Banco feito com livros | banqueta com revistas amarradas por um cinto

Caixotes na decoração! <3 <3 <3


Banco feito com skate | banco feito com mala

Imagens do site Real Simple, que traz 50 novos usos para velhos conhecidos ;)

Artístico e inusitado: "A noite estrelada" de Van Gogh, feita com tampinhas de cerveja | roupas feitas com plantas


Aguardem, O gato da Alice também vai entrar nessa!


Um comentário:

  1. Eu adoro isso! E deixo aqui dicas de como reutilizar garrafas de vidro: http://pinterest.com/nathaliegui/eu-que-fiz/
    Elas podem ser personalizadas e ganham uma nova cara, transformando-se em lindos vasos. Um pouquinho de paciência e criatividade evita que elas sejam jogadas no lixo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...