terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pra conhecer e espalhar boas ideias

Porque eu, você ou qualquer um de nós também pode transformar

Sabe quando, de repente, você encontra matérias na Internet que te despertam para milhares de ideias? Quando você encontra um projeto bem planejado, composto por uma equipe dedicada e talentosa e que partilha do mesmo ideal: transformar as pessoas, para transformar o mundo. Então... essa é a ideia do “A Gente Transforma”.

Descobri o projeto ao ler uma matéria da revista Época e decidi partilhar com vocês aqui. A ideia é muito boa e não consegui parar de ler a respeito. A partir de um conceito de “design útil”, a equipe do projeto, liderada por Marcelo Rosenbaum (aquele mesmo, do Lar doce lar!), acredita que o principal valor de toda a ideia é a inclusão por meio do design. Bacana, né?

Onde acontece?
Dessa vez, o projeto vai acontecer no povoado de Várzea Queimada, no coração do semiárido brasileiro, a 400 quilômetros da cidade de Teresina, Piauí. São oito meses de seca por ano, agricultura de subsistência e calor. Muito calor. Um povoado sem muitas perspectivas econômicas e sociais: sem água encanada, telefonia ou saneamento básico. As ruas são de terra batida, as casas são muito escuras, não há espaço para o lazer. De acordo com o site de Marcelo Rosenbaum, “É o lugar perfeito para ser transformado. Apesar das dificuldades e do sofrimento, Várzea Queimada tem uma coisa que a torna muito especial: o seu povo. A beleza, a dignidade, o amor pela vida e pelo trabalho fazem essas pessoas merecedoras de um lugar muito melhor para viver”.


Fotos: site 
  
Como vai funcionar?
A equipe, composta por arquitetos, comunicadores, designers, artistas e mais 17 estudantes universitários de todo o país, chega a Várzea Queimada em fevereiro, pronta para colocar a mão na massa! Oficinas de educação ambiental, erradicação dos focos de dengue, instalação de telefonia rural, ações para garantir o abastecimento de água, limpeza das ruas. Detalhes grandiosos que fazem parte do projeto. Em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado do Piauí, o “A Gente Transforma” busca ir além. Busca trazer a capacitação da comunidade para produzir artesanato de qualidade e distribuí-lo pelo Brasil.

E o artesanato já faz parte da rotina do povoado, mas a partir de uma visão utilitária. Assim, eles produzem, por exemplo, cópias de chinelo Havaianas com borracha de pneu. Já imaginou o destaque que este tipo de produto pode ter em nível nacional? É isso que o projeto busca estabelecer: uma visão de mercado, aplicada à realidade do local, capaz de valorizar o artesanato e gerar renda. 

A população já tem a experiência de trabalhar com o artesanato, mas...

... o projeto vem para agregar visão de mercado! Fotos: site  

Agora me diz: não é incrível usar o artesanato para produzir toda essa mudança? Muito mais do que capacitação e criação de uma logística de produção e de venda, a ideia valoriza a produção local, além de promover um resgate de autoestima e de memória. É sustentabilidade pura, gente! Enquanto trabalha e aprende, a população vai tecendo, junto com linhas, agulhas e tecidos, um novo futuro.

Já deu certo uma vez
Esta é a segunda edição do projeto, que primeiro aconteceu no Parque Santo Antônio, no Capão redondo, em 2011. O mote dessa edição foi a pintura das casas do entorno do campo de futebol, pensando em valorizar o espaço e criar uma consciência de preservação do espaço. Uma comunidade repleta de problemas, do saneamento básico ao tráfico. Mas comunidade, equipe e estudantes retiraram da experiência um saldo extremamente positivo, tanto que o Ministério da Integração Nacional fez o convite para a expansão do projeto em outras áreas. Foi a partir daí que a região de Várzea Queimada começou a ser analisada, como possível novo local para a segunda edição do “A Gente Transforma”. Vale a pena conferir o vídeo da primeira edição, ó:

A GENTE TRANSFORMA - Vídeo oficial from A Gente Transforma on Vimeo.
  

Nossa intenção é divulgar a iniciativa e fazer com que mais pessoas conheçam o projeto. Vale a pena passear pelo site, conhecer os outros projetos e se encantar com as boas ideias! Além de morrer de raiva porque não ficou sabendo da seleção há tempo.  Vamos acompanhando tudo daqui e desde já desejamos boa sorte!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...