terça-feira, 14 de junho de 2011

Look do dia: sustentabilidade!

Deslocando o seu olhar para o que parecia não servir mais

Lá vem a noiva, toda de branco; e de sacolas plásticas e plástico-bolha. Lê vem, também, a baiana, vestindo garrafas PET. Vem uma carteira feita de embalagem de leite, vem criatividade e solução. Tanto para o seu estilo, quanto para o meio ambiente.

Mas onde estava tudo isso?
Neste último domingo, 12, a UFJF promoveu o evento “UFJF Iniciativas Sustentáveis”. O objetivo do encontro foi reunir pessoas dispostas a conhecer projetos sustentáveis e discutir propostas de conscientização ambiental. Aberto à comunidade, reuniu famílias, artistas, estudantes e pesquisadores. 

Logo no início, já dava para se encantar com as bolsas recicladas da UFJF. Fazendo parte do projeto “Recicla-me ou te devoro”, uma iniciativa da Instituição, a matéria-prima das bolsas é o banner, tão utilizado como material de divulgação. Os banners são selecionados e recebem uma pintura, utilizando a técnica do stencil. Não havia quem não parasse no estande para apreciar. Modernas, jovens e incluídas numa proposta super bacana, elas despertaram o desejo de todo mundo! A parte ruim é que elas não estão sendo distribuídas (por enquanto!). Vamos torcer, né?

Não tinha como não ficar doida com uma, né? =)

Na passarela, um novo conceito de lixo
“Mãos que geram arte” é uma iniciativa que faz parte do projeto Tenda Minas Solidária, organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop/UFJF). No projeto, homens e mulheres reaproveitam aquilo que, em tese, é lixo: embalagens de biscoitos, sacolas plásticas, vinil, fita VHS, guarda-chuva, cartão telefônico. Consegue imaginar? A cada nova modelo na passarela, uma nova ideia.

As meninas que desfilam são alunas do curso de modelo e passarela, também oferecido pelo projeto. A coordenadora, Ângela Vilela, ressalta que o “Mãos que geram arte” busca alternativas sustentáveis inclusive em um mundo de luxo, como o da moda. “Trabalhamos com base nos 5 Rs: reciclar, reutilizar, reduzir, repensar e recusar. É simples e, assim, conseguimos fazer a nossa parte”.
1. Sacos de lixo | 2.VHS, crochê e vinil | 3.Embalagem de biscoito e tampinhas de garrafa
A noiva e a baiana!

Pra quem gostou da ideia: o projeto tem uma tenda no Mercado Bernardo Mascarenhas! Passa lá e confere =)

Um charme a mais dentro da bolsa
Tesoura, durex e um pouco de habilidade podem resultar em coisas bem legais. Que tal uma carteira? Uma carteira feita de caixa de leite longa vida! Pois foi essa a proposta da oficina realizada pela tecelã Érika Senra, no “Espaço Infantil Oficinas”.

Rodeada por crianças ela explica o processo. E, no meio das instruções, espalha boas ideias. “O mais importante é que a gente começa a olhar o nosso lixo de outra forma. É isso que a gente pode fazer. É algo simples, mas que gera resultados. São menos resíduos que vão para os lixões, já tão comprometidos.” No meio da oficina, um menino pergunta: “mas como você toma todos esses leites??!”, a resposta carrega, então, humor e uma boa ideia:

- Não, imagina! O mais legal é que os meus vizinhos já conhecem o trabalho e guardam tudo pra mim.  É mais gente entrando na brincadeira de ajudar o meio ambiente!


Mas é claro que eu também ia entrar na dança, né? E decorei a minha com uns coraçõezinhos \o/

Érika trabalha com tecelagem há 24 anos e, há mais de 20, busca reaproveitar materiais que seriam descartados. Tecelagem com sacolas plásticas, papel machê, carteiras de embalagem de leite ou de embalagem de café. A criatividade não tem limite, né? Dá pra ver mais fotos no facebook dela!

As carteiras, papel machê, tecelagem com sacolas plásticas
O charme in-crí-vel das carteiras feitas com embalagem de café!
  
Não importa se você trabalha com reciclagem ou não. O que vale, sempre, é a intenção. O que vale é a consciência, o desejo e a atitude. Não dá mais para ficar esperando que grandes ações resolvam nossos problemas. A solução começa em você!


2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog em divulgar ações em prol da sustentabilidade. Com certeza a moda fica muito mais divertida (e útil) quando olhamos para novos materiais. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Amei o texto, o blog é lindo! Sucesso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...